sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cyrtopodium andersonii



Espécie rupícola ou terrestre que vegeta em quase todo o Brasil, em regiões montanhosas. Planta com pseudobulbos grandes, de 40cm de altura, fusiformes, com parte inferior mais estreita, sustentando folhas alternadas, lanceoladas, de cor verde-claro e de até 50cm de comprimento. Inflorescências de até 1 metro de altura, ramificadas portando até 50 flores. Flor de 3cm de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-esverdeadas. Labelo mais amarelo. Floresce na primavera.


Cyrtopodium , muitas vezes abreviado Cyrt em horticultura , é um gênero de mais de 40 espécies de epífitas e terrestre orquídeas encontradas a partir da Flórida e México através Argentina . Eles aparecem para formar uma linhagem distinta na tribo Cymbidieaejuntamente com seus parentes Galeandra e Grobya , o grupo forma o Cyrtopodium aliança , seja colocado na subtribo Catasetinae ou separados como subtribo Cyrtopodiinae .
espécie tipo é C. andersonii , originalmente descrita em 1812 por AB Lambert como Cymbidium andersonii , e em 1813 usado por Robert Brown para erguer seu novo gênero Cyrtopodium .

Nenhum comentário:

Postar um comentário